Sobre Manipulação


Tudo começou em um planeta habitado por pessoas hiper-inteligentes, dotadas de poderes telepáticos e hipnóticos. O sistema politico deste planeta era extremamente simples: A pessoa que tivesse mais inteligência, os melhores poderes telepáticos e os mais fortes poderes hipnóticos era escolhida como líder.

Por incrível que pareça, esse sistema sempre funcionou bem. Mas um dia surgiu uma disputa entre dois homens. Ambos afirmavam que eram os mais capazes de se tornarem líderes.

O povo, que não estava acostumado com essa situação, realizou uma pesquisa entre a população para decidir qual seria o novo líder. Depois de uma sequência de empates técnicos, todos ficaram de saco cheio, e decidiram que ambos seriam líderes. Uma decisão sem precedentes, que mais tarde se mostrou acertada. Afinal, os dois homens conseguiram conduzir o planeta de maneira exemplar.

Até o tradicional dia do discurso de 10 anos de liderança.

Líder 1: Olá a todos cidadãos! Tenho aqui uma revelação para fazer!

Líder 2: Isso não estava no discurso que escrevemos!

Líder 1: A verdade é que todos esses anos, sempre liderei este planeta sozinho, manipulando o segundo líder para que as decisões seguissem o caminho que eu quisesse!

Líder 2: Isso é o que você acha! Na verdade, sempre manipulei você para que achasse que estava me manipulando! Eu sou o verdadeiro tomador de decisões aqui! Mas nunca achei sensato revelar isso para todos.

Líder 1: Sim, você achava que estava me manipulando para que eu achasse que estava manipulando você. Mas na verdade, você foi manipulado para achar que estava me manipulando para que eu achasse que estava manipulando você.

Líder 2: Tsc tsc tsc, pobre criatura… Para falar a verdade, eu manipulei você para achar que você me manipulou para achar que eu estava te manipulando para que você achasse que estava me manipulando.

Líder 1: Como eu disse, você foi manipulado para achar que me manipulou para achar que eu te manipulei para achar que você me manipulou para achar que estava te manipulando.

(…)

Dizem que o registro completo deste discurso possui aproximadamente 932 páginas com fonte tamanho 8 e linhas sem espaçamento.

E por algum motivo desconhecido, nunca mais ninguém teve notícias sobre esse planeta.

(Texto escrito originalmente em 16/04/2008. Sim, estou resgatando um monte de textos do meu blog antigo)

Deixe uma resposta

