2010 – Melhores Filmes


2010 foi um ano marcado por muitas coisas. Copa do mundo, eleições presidenciais (Coincidência que esses dois eventos sempre sejam no mesmo ano, não?), lançamento do Kinect, dentre muitos outros. Mas também ficou marcado como um ano em que eu fui muito no cinema. Em parte porque minha carteirinha de estudante está prestes a vencer (O que fará com que eu deixe de pagar meia entrada), mas também porque 2010 foi um ano em que muita coisa boa esteve em cartaz. Tivemos filmes pipoca bem legais, como Mercenários, e também tivemos algumas decepções horríveis, como o Fúria “Release the Kraken” de Titãs.

Assim, com toda essa carga cinematográfica adquirida ao decorrer do ano, decidi fazer este post para exercitar minha capacidade artistica no paint e escolher quais foram os melhores filmes de 2010. Vale lembrar que você não é obrigado a concordar com ela. Minha opinião é humilde, e os comentários são um espaço livre e democrático (Mentira) para discussão.

Sem mais delongas, vamos aos indicados!

5 – The Karate Kid

Tire a jaqueta! Coloque a jaqueta! Mas cadê o karate?

A releitura de um clássico. Todo mundo deve ter ficado com um pé atrás quando o anuncio desse filme foi feito, mas eu não me decepcionei. Jaden Smith está se mostrando um ator bem razoável (Até mesmo lembrando o pai com seus trejeitos e atuação), a história foi bem adaptada para as novas circunstâncias e Jackie Chan surpreendeu no papel de mentor substituindo o eterno senhor Miyagi, atuando em um papel mais sério do que em seus filmes habituais. Talvez não melhor que o clássico, mas ainda assim muito bom.

4 – Kick-Ass

I can’t draw! But I can kick your ass!

Kick-Ass é a história de um nerd que achou que ia ser fácil virar super herói. Adaptação dos quadrinhos de mesmo nome. Parece um argumento simples. Mas você para pra assistir e percebe que é um negócio hiper violento, e tem uma menininha de 10 anos que rouba a cena sempre que aparece. Ou seja, é perfeito. Opiniões se dividem entre os fãs se o filme ficou melhor que os quadrinhos. Eu particularmente prefiro o filme pela visão mais otimista do mundo que ele apresenta.  De qualquer modo, achei um dos melhores filmes de super-herói já lançados até hoje. Mesmo não tendo nada de super, e nem sendo exatamente tão heróico assim…

3 – The Social Network

Este post não tem um botão de like do facebook. Ia estar com -5 people like this.

O filme baseado no livro não autorizado pelo Mark Zuckerberg que conta a história da criação do facebook. Achei foda demais por alguns motivos: 1 – É fascinante pacas ver como o serviço chegou ao estado atual, as idéias sendo incrementadas e todas as intrigas por trás dessa história (Apesar de saber que deve ter havido muita romantização lá no meio). 2 – O Zuckerberg pode ser um cara mala pra caramba (Dá pra comparar ele ao Sheldon do Big Bang Theory, em niveis de desvio social), mas não se pode negar que ele é bem genial. 3 – O filme faz você pensar: O cara se tornou bilionário com uns 20 e tantos anos. Eu to aqui com 23 escrevendo um texto num blog que não me dá lucro. Maravilha.

2 – Inception

No cinema onde eu estava uma mulher não tinha entendido o espirito do filme…

Pra mim, Inception é o melhor filme de 2010. Do tipo que você tem que assistir de novo. E de novo. Todas as cenas se encaixam em um contexto maior, inclusive as de luta em gravidade 0 (Falando assim não parece fazer nenhum sentido). A história te prende e te deixa intrigado, querendo saber o que raios vai acontecer agora. E a cereja no bolo, pra fechar com chave de ouro, é a cena final que faz com que o cinema inteiro prenda a respiração, xingue o diretor e fique por muito tempo discutindo pra tentar estabelecer o que raios aconteceu. Achei que foi um trabalho de genio, obra prima do Christopher Nolan. Espero que não exista nenhuma continuação pra estragar o que eu achei algo muito próximo da perfeição.

1 – Scott Pilgrim

Épico

Eu sei, eu disse que Inception foi o melhor filme de 2010. Mas mesmo assim eu não coloquei ele no topo da lista. Sabe porque? Porque o filme que mais me divertiu em 2010 foi Scott Pilgrim vs. the World. Gosto de dizer que se fizessem um filme sob medida para mim, seria este filme. O roteiro dessa adaptação dos quadrinhos de Brian Lee O’Malleys foi muito bem trabalhado, com alterações no papel de alguns personagens para que a história pudesse caber em duas horas e meia. E com um resultado final ótimo. A trilha sonora é espetacular (Me senti obrigado a comprar a soundtrack), e os efeitos visuais fazem com que você tenha a sensação de estar assistindo um videogame. E olha que eu ainda nem falei nas diversas referencias que permeiam todas as cenas, desde um dance dance revolution de ninjas, passando por inimigos deixando moedas cair, chegando até em um chefão com barra de vida. Além de tudo, o filme tem um humor bem divertido, que parece bobo, mas foi capaz de arrancar muitos risos do publico que estava no cinema (Eu sei que a distribuição do filme foi péssima, mas ter assistido o filme na tela grande foi uma experiencia completamente diferente).

Sim, eu poderia ficar aqui por muitos parágrafos puxando o saco do filme, mas ia ser um papo de fanboy, e fanboys são chatos. Então eu encerro este post elegendo Scott Pilgrim vs. the World como meu filme preferido de 2010, e torcendo para que 2011 traga muitos outros filmes tão bons quanto.

M.K.

5 comentários
  1. Âncora disse:

    Assistiu “Tudo Pode Dar Certo” ?? é muito e entrou pro meu top five, assim como Tropa de Elite2.

    • M.K. disse:

      Tropa de elite 2 é fantástico mesmo. Melhor filme nacional, haha. Tinha esquecido dele. mas nunca vi esse “Tudo pode dar certo”

  2. Rafa disse:

    Eu curti esse post, então pode tratar de mudar o -5 pra -4, hhahahah :p
    Acho que o único que tiraria da lista seria o Karate Kid, que pra mim deixou um pouco a desejar. No mais, manteria todos os quatro, mas mudaria a ordem um pouco.

    • M.K. disse:

      O que você colocava no lugar? E eu sei lá, karate kid pra mim me empolgou. Criticamente falando é um pipocão. Talvez tropa de elite 2 encaixasse bem ali.

Deixe uma resposta

