Review – O Senhor da Foice


O Senhor da Foice (Reaper Man), é um livro que foi escrito originalmente no ano de 1991. Um detalhe importante é que o livro é auto-contido, não exigindo conhecimento prévio do universo de discworld.

Para aqueles que não conhecem: Discworld é um universo de fantasia medieval, escrachada, uma paródia bizarra dos mundos de fantasia padrão. É um mundo em formato de disco, que é sustentado nas costas de quatro elefantes que se equilibram sobre uma gigantesca tartaruga, que fica vagando pelo universo. Sim, não faz sentido nenhum, e essa acaba sendo a graça de tudo.

A história do livro é meio maluca: Morte perdeu seu emprego, e ainda não foi encontrado um substituto a altura. Dessa forma, o caos está se instaurando no disco. Todos morrem, é inevitável. Mas sem Morte para guia-los para sua além vida, não há outra opção senão ficar. O livro acaba seguindo duas linhas narrativas. Na primeira, vemos a jornada de Morte tentando encontrar um sentido em estar vivo, esperando pela própria morte (Soa meio estranho, mas é quase isso). Paralelamente, vemos a jornada de Windle Poons, um mago de 130 anos que deveria ter morrido, mas acabou voltando e agora quer saber o que está acontecendo.

Devo dizer que Terry Pratchet escreveu um belo livro. Apesar de sua escrita ser um pouco complicada, algumas vezes exigindo uma releitura de alguns parágrafos (Talvez seja só eu que tenha essa deficiência), o autor sabe escrever humor de maneira que poucos conseguem. As passagens nas quais Morte (Também conhecido como José Porta) está tentando se estabelecer em uma vida cotidiâna na fazenda são especialmente hilárias, o personagem consegue roubar a cena. Muitas vezes (E me surpreendi com isso), me peguei dando risadas em voz alta. O livro foi tão bom que acabei lendo tudo de uma única vez. Fazia tempo que isso não acontecia.

Resumindo, O Senhor da Foice é uma ótima e divertida leitura. São 285 páginas muito bem aproveitadas, e fazem com que eu torça para que a Conrad (Ou alguma outra editora de bom coração) crie uma nova edição da bela obra de Terry Pratchet que é a coleção Discworld.

M.K.

3 comentários
  1. Toddy disse:

    Leia o Fabuloso Mauricio e o Seus Roedores Letrados. Gostei mais desse do que de Senhor da Foice
    (isso me lembra que tenho q comprar outros livros da série)

  2. Anakoth disse:

    NOSSA!
    Discworld! Isso eh excelente e eu tinha perdido na lembrança! >_< *se joga da ponte*
    Saudade de andar pelas tabernas com o Rincewind e imaginar a trevosidade no Morte falando em caps lock 8D hsuahsuashau

    só li os 1ºs 4 livros, mas imagino agora q dê pra baixar! Já anotei esse na minha lista tb! <3

    obrigada por reavivar essa lembrança na minha mente! *-*~

    =*/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: