Shounen Jump BR


Para quem não sabe, no Japão, os mangás são publicados inicialmente em uma coletânea de diversos títulos, um capítulo por semana. Uma das mais vendidas (E casa original de alguns dos maiores sucessos tanto lá quanto aqui no Brasil) é a famosa Shounen Jump.

Em uma discussão recente com meu primo (Ocasional fonte de idéias para textos), estivemos pensando: E se a shounen Jump fosse publicada no Brasil? Como ela seria? Quais obras teriam que ser inseridas para torna-la viável? Tendo essa dúvida em mente, decidi escrever este post: Como seria a Shounen Jump no Brasil, se eu tivesse que publica-la?

shonenjump_cover17

Periodicidade: Considerando a realidade do país, lançar a Jump mensalmente poderia parecer uma escolha acertada. Mas se pensarmos bem, não é. Vamos pegar uma série qualquer de 300 capítulos (O que não é lá tão dificil de acontecer na Jump). Se publicado um único capítulo por mês, a série iria demorar 300 meses para acabar. 300 meses divididos por 12 anos, dariam 25 anos. Po! É tempo demais pra ficar acompanhando um mangá. Mas publicar semanalmente seria um peso muito grande no bolso dos otakus. Desta forma, ficaria com uma publicação quinzenal. Está bem, nossa série de 300 capítulos ainda iria demorar 12 anos e meio para terminar. Mas ainda assim é melhor que os 25 anos iniciais.

Formato: Papel e capas com qualidade baixa, para seguir o padrão tradicional japones de “Quem quiser uma versão melhor, vá comprar o tankobon”. O tamanho, não deveria ser muito maior que os mangás mais grandes publicados aqui no Brasil, até para não irem parar em alguma seção obscura das bancas. Acho que o mesmo tamanho no qual a JBC publicou Nana e Death Note está de bom tamanho. A quantidade de páginas? Bem, acho que cerca de 200 estaria de bom tamanho. O suficiente para publicar uns 10 títulos. O preço eu não saberia decidir. Mas teria que ser algo mais barato que o normal.

Mangás incluidos: Esta seria a parte mais dificil. Escolher quais seriam os dez títulos incluidos na minha Shounen Jump. A seguir, detalho minhas escolhas, e o que me levou a toma-las. E antes de mais nada, devo deixar bem claro que ignorei o fato de que alguns títulos já foram publicados por algumas editoras aqui no Brasil. O único critério que segui foi que o título tivesse sido publicado originalmente na Jump do Japão. E de certa forma, a escolha tem um quê de gosto pessoal.

1-) Naruto – Vamos ser bem sinceros. Naruto não é um dos meus títulos favoritos. Mas em questões comerciais, é uma das franquias mais bem sucedidas dos ultimos tempos aqui no ocidente.

naruto

2-) Bleach – Mais um título que perdeu abstante seu appeal com o passar dos capítulos, com suas lutas intermináveis, mas ainda assim é uma escolha certa, já que tem uma base de fãs sólida.

bleach

3-) One Piece – Bem, este é meu mangá preferido. E sempre está na lista de mais vendidos da Jump. Por que eu deveria deixa-lo de fora?

One Piece

4-) Eyeshield 21 – Um mangá de esportes divertido (No caso, futebol americano), que não se leva a sério.

eyeshield-21

5-) Hunter X Hunter – Um mangá que iria merecer mais respeito se fosse publicado regularmente no Japão. Alguém vai dar umas chicotadas no autor?

hunterxhunter

6-) To-Love-Ru – Comédia romantica non-sense semi-erótica. Pra variar um pouco o material.

To-LOVE-Ru_03

7-) Bakuman – Death Note já está meio manjado. Então eu pegaria outra obra dos mesmos autores, apesar da temática do mangá ser bem diferente.

bakuman

8-) Dr. Slump – Comédia escrachada, que não teve a chance que merecia aqui no ocidente. Ah, vale mencionar também que é obra do criador de Dragon Ball.

SLUMP12

9-) Katei Kyoushi Hitman Reborn! – Mangá bem variado, se inicia como uma comédia escrachada e depois se torna um mangá de luta.

katekyo-hitman-reborn-episodes

10-) Sket Dance – Pra fechar o volume, colocaria esta comédia escolar. Leitura bem leve e divertida.

Sket Dance v01 c03 - 01

Okay. Estas são minhas escolhas editoriais. E você leitor? Como você construiria sua Shounen Jump brasileira?

M.K.

24 comentários
  1. João Paulo disse:

    Nossa ter uma shonem jump aqui no grasil seria uma blz, la nos Eua tem, pq não aqui no Brasil tbm?
    One piece tbm é o meu anime/manga favorito, se fosse publicado numa shonem jump brasileira a serie seria mais reconhecida pelos fans de manga daqui do Brasil, e iria terminar com a besterira q a conrad fez com os fans!
    Tbm concordo com os titulos q vc escolheu.

    • eu mesmo disse:

      pq infelizmente vivemos num pais meio que ignorado

      • anonimo disse:

        vamo arma um esquema pra tira a dilma da presidencia e coloca um presidente que pague todas as dividas
        pra que a copa de 2014 ser no Brasil
        nos estamos entupidos de dividas
        que se foda o estadio do corinthians
        nunca ganho libertadores mesmo

  2. shiro15 disse:

    parecem que deram umas palmadas no autor de HxH ^^
    One Piece tbm é meu manga preferido e suas escolhas são muito boas

  3. Sérgio disse:

    gostei! quem deraaaaaaaaaaaaaa!uma shonem jump editada no Brasil eu ia me amarrar, adorar,ótimos mangas e animes selecionados principalmente a seleção de one piece o melhor

  4. Victor disse:

    nossa!!!!!,ia ser show!,ainda mais com One Piece nela!,ia ser a melhor noticia que alguem ia me dar!,que a revista shonem jump seria lançada na versão brasileira!

  5. Philippe disse:

    ia ser maravilhoso ver a revista shonem jump ser publicada aqui no Brasil,ainda mais com animes com Bleach e One Piece

  6. FUYUKI disse:

    Eu acharia interessante se fosse algo assim >Shonen Brazil, Shonen Jump BR, sei la, mas que em vez de obras japonesas, fossem feitos trbalhos brasileiros, e teriam de arranjar mangakas brasileiros sabe, numa revista semanal que iria fazer os mangas ficarem ainda mais ocnhecidos aqui no BR ^^

  7. Guto disse:

    Iria ajudar muito os mangakás apostadores como nós ):

  8. italu disse:

    ia ser muuuuuuuuuuuuuuito maneiro se tivesse uma Shonen Jump aqui no Brasil, todo mundo ia adorar ainda mais pq o Brasil ta ficando sem revistas legais

    • italu disse:

      queria que voces me dissessem onde vende um manga do shaman king pq eu to procurando ate o fim do mundo mas nao acho, me ajudem

  9. Rayan disse:

    Naruto é o melhor anime/mangá……………NARUTO FOREVEEEERRRRRRRRRR

  10. Nathan disse:

    veio tem q por beelzebub,gintama,psyren,yugioh(pra variar)….

  11. Diogospk disse:

    Bakuman é muito bom mesmo eu recomendo pode ler o mánga e ver o anime não vai se arrepender ^^

  12. will disse:

    seria muito massa mas o que faltou na sua lista é yu yu hakusho samurai x e talvez ranma 1/2 para um publico mais adoleceste/adulto fora isso estaria otimo (sempre lembrando que one piece é um dos melhores

  13. Aqui no Brasil eles vem a Shonen Jump dos EUA e do Canada por r$30.00 (presso meio caro na revista mostrava que era 4.99 dolars) eu tenho a edição 9 do ano 2 que no total de edições e a 98.Nesta edição temos uma entrevista com o Stan Lee.
    Na revista esta assim:
    < < < < Stan Lee Talks Comics!Exclusive Colum from the godfather of comics!

  14. Chimba disse:

    Pow cara tah na hora de investirem mais nos mangas aki no Brasil, eu e mais uns amigos estavamos fazendo um manga, eu tinha uma historia boa e um amigo q desenhava bem, mais eh praticamente impossivel se tornar mangaca aki no Brasil (eu acho), Com a Shonen Jump aki no Brasil “Ai Sim” eu poderia gastar longos tempos fazendo a minha historia (modeste a parte eh muito boa e inedita, totalmente original), enfim alem de poder acompanhar os melhores animes com mais acessibilidade ainda teria chances de sair na Jump.

    PS: Bakuman mt dahora, Fairy Tail deveria entrar na sua lista ^^, eee… se tiver mais alguma novidade pf me mande um e-mail luiz_chimba@hotmail.com

  15. Taylor disse:

    Eu iria adorar, seria como se fosse o japão

  16. anonimo disse:

    eu gostaria de uma shonen jump no Brasil
    uma otima editora pra mim publica a séries que estou escrevendo

    • Kaio Vinicius Fadhl dos Santos disse:

      RaRa, vamos ver qual das nossas vai fazer mais sucesso*–*
      De todo jeito seremos amigos Beleza?
      Falow..

  17. Bryan Gama disse:

    eu também colocaria fairy tail;.;

  18. Bryan Gama disse:

    esqueçe o que eu disse; fairy tail é de outra shonen;

  19. Muita gente falam de uns mangás que deviam estar na lista que nem são da JUMP O.O Fairy Tail não é da Jump gente .-. eu só acho que D.Gray-Man não podia faltar. E claro, alguns mangás mais desconhecidos também, pra não ficar sempre na mesmice que é. Porém eu acho que os desconhecidos não iam vender tanto G-G

  20. VERA disse:

    olá! quero saber como consigo o maNgas de numero 5 do DRAGONBALL…GUARDO RETORNO VCBAUM@HOTMAIL.COM……..VERA

Deixe uma resposta

