Saldo Parcial: Turma da Monica Jovem


Heya! Hoje estou aqui pra falar de Turma da Monica Jovem. Sim, novamente, já que este é um dos assuntos que mais rendem visitas neste blog.

E quem diria? Depois que aquela tosqueira inicial ganhou forma e assustou a todos,  o susto passou. Por algum tempo, a revista continuou a ser publicada, e evoluiu, alcançando a marca de dez edições. Mas a pergunta que fica é: Valeu a pena? Depois de comprar e ler todas as dez edições (Que de certo modo me fazem sentir um masoquista), deixo aqui minhas conclusões. Sinta-se à vontade para tirar as suas.

monica_jovem

Edição 1~4: Sem dúvidas, são as edições mais fracas. Deveriam servir para apresentar o mundo e as mudanças que ocorreram com os personagens, mas acabaram servindo para afastar os leitores mais velhos, que esperavam algo mais concreto e verdadeiramente adolescente. Os diálogos acabam sendo a cereja podre do bolo: Parecem ter sido escritos por alguém que só leu a descrição do que é um adolescente. E ainda por cima sem prestar muita atenção. Ou algo assim. Para piorar tudo, criaram uma ambientação fantasiosa estúpida, que só deve ser convincente para as crianças. Ou nem elas, quem sabe?

Edição 5: Não entenderam muito bem a reclamação das pessoas. Em vez de mudar o roteiro, apenas tentaram trazer as mesmas histórias toscas das primeiras quatro edições para o cotidiâno da turma. Funcionou bem para fazer com que essa edição seja tão ruim quanto suas predecessoras.

Edição 6~8: Acredito que sejam o ponto alto da série em questão de roteiro. Apesar da conclusão não ter sido muito satisfatória, parecendo um pouco apressada, os personagens e o roteiro se desenvolvem de maneira satisfatória, ao contrário dos adolescentes falsos e vazios das edições anteriores. A abordagem futuristica foi inusitada, mas acabou se encaixando bem no contexto. Apesar dos clichês, poderia ter sido uma ótima primeira edição.

Edição9-10: Bem, parecem que se cansaram da utilização de arcos de história e voltaram ao cotidiâno dos personagens. Histórias curtas e fechadas, de uma edição. E se por um lado, isso não foi ruim, também não serviu para acrescentar nada. No geral, achei que a edição 9 foi até interessante, com uma boa reviravolta de roteiro no final (Apesar de muitos discordarem de mim nisso). Mas a edição 10 foi bem o que pode ser descrito como “Meh”. Não fede nem cheira.

Sobre a arte: Não vou reclamar. Se inicialmente, o desenho parecia ter saído de uma história da Tina, combinado com um pouco de arte que se encontra naquelas revistas de “Aprenda a desenhar mangá”, nas edições mais recentes percebe-se que a qualidade do traço aumentou consideravelmente. Mas acho que ainda há muita margem para melhora.

Saldo parcial final (Isso existe?): Turma da Monica Jovem é uma obra interessante. Sim, você não leu errado. No geral, vale a pena dar uma lida, como diversão descompromissada. Mas não se pode esperar mais do que isso.  Infelizmente (Ou talvez felizmente, ainda não tenho a certeza), a obra se prejudica muito pelo fato dos roteiros se limitarem a ser apenas uma versão adolescente da turma, mas voltada para crianças. Não há margem para se abordar temas mais maduros, já que uma grande base de leitores é a mesma das revistas comuns da turma, acrescida de pessoas curiosas com as mudanças ou eventuais masoquistas.

E infelizmente, é improvável que isso mude. Duvido que os roteiristas tenha coragem de tentar abordar temas mais complexos e maduros, pois isso poderia acabar afastando os leitores mais novos, que acabaram se tornando a maior parte dos leitores da revista. Isso sem a garantia de atrair os jovens, adolescentes e adultos saudosistas, que deveriam ser o verdadeiro público alvo do gibi. E isso é realmente uma pena.

M.K.

3 comentários
  1. Ótima pergunta… Já cogiteu comprar as edições para minha filha, mas se terminar nas 10, compro logo todas de uma vez…

  2. Morita disse:

    po Kajiya!

    Criando polemicas ai..
    todo mundo tah pensando que acabou no 10!

    hauhauah

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: