Turma da Mônica Jovem – Existem Esperanças?


Há alguns meses, divulgaram algumas notícias dizendo que uma nova franquia baseada nos personagens da turma da Mônica seria lançada. Até ai tudo bem. O problema é que essa nova franquia trataria dos personagens em seu período de adolescência. E isso seria feito em versão mangá.

Pouco tempo depois, a primeira imagem foi divulgada:

Óbviamente, o primeiro pensamento de muitos foi: WTF!?! (Sim, o primeiro pensamento de alguns foi que a Mônica e a Magali ficaram gostosas, mas enfim…) Não dá pra culpar ninguém por ter pensamentos do tipo. Nos anúncios iniciais foi dito que a nova fase iria tratar de assuntos como sexo e drogas (e o rock ‘n roll?). Caramba, eu lia turma da Mônica com cinco anos! Praticamente aprendi a ler com os gibis dessa turma. E os leio até hoje. Agora chegam para mim e dizem que eles cresceram? Como eu estava dizendo para algumas pessoas, isso tem potencial. Potencial incrível para estragar a infância de qualquer pessoa.

Passado o choque inicial, lançaram uma edição 0, que foi distribuída durante o evento anime friends, e que pode ser lida on-line no site oficial da revista (Mas é necessário fazer um cadastro antes para ler).

Fiz o cadastro e li a essa edição demo. Sinceramente, ainda não dá pra dizer se o produto final será bom ou não. Esta edição foi apenas um prólogo, contando para todos o que aconteceu com a turma nesse meio tempo que se passou. Ou podemos considera-la um epilogo da turma da Mônica que já conhecemos, sei lá. No final, ler essa edição serviu para derrubar meus preconceitos. Não arrisco dizer que vai ficar bom. Não, não iria tão longe. Mas arrisco dizer que não será ruim. Afinal, eu leio turma da Mônica até hoje, e quando faço isso, meio que desligo o cérebro um pouco, afinal é uma revista que leio desde muito pequeno. Talvez se ninguém nunca tivesse lido os gibis da turma antes, esse preconceito não existisse. Talvez criar novos personagens para esse gibi fosse uma boa idéia. Mas evoluir novos personagens em um gibi desconhecido é quase um tiro no pé dentro do mercado brasileiro, onde a produção nacional quase nunca tem vez. Então me parece que foi uma boa escolha.

Hoje começa a bienal do livro. E pelo que eu vi no jornal, a edição número 1 será lançada nesse evento. Pretendo dar uma chance ao Mauricio de Souza e comprar. Se ficar bom, talvez comente por aqui sobre minhas impressões. Se ficar ruim, talvez comente do mesmo jeito. Quem sabe?

M.K.

10 comentários
  1. E o cascão, tomou banho?

    R: Sim. Incrivel não? Mas só de vez em quando.

  2. B disse:

    Eu fiquei muito desconfiado, vai que isso pega e resolvem tornar o Chaves adolescente, ou o Wolverine um velho ranzinza, ou o House um ser simpático!!! Seria o fim…

    R: É, dá muito medo. Mas algumas vezes, mudanças podem ser boas.

  3. Alec disse:

    Isso, em verdade, foi uma questão bem interessante. Há alguns anos, eu havia mandado uma correspondência para lá, dando essa sugestão, de uma história com um pouco mais de coerência.
    Mas devo admitir, que o que eu esperava, era algo mais relacionado com as tiras da Tina e do Rolo.
    Criar uma nova fase quebrando completamente todo o padrão, não sei dizer se é uma boa jogada.
    Mas no mínimo vai ser bem interessante.

    R: Interessante sempre é. O problema é saber se será bom ou não.

  4. Biga disse:

    Que estranho…
    Acho que também vou dar uma olhada nessa coisa… Também cresci lendo gibi e meio que aprendi a ler com os gibis, já que os desenhos animados nunca têm legenda( também, né!) e só via pica-pau, popeye e tom e jerry que são mais ação e menos diálogo, mas mesmo assim muitas vezes ficava sem entender nada. Aí preferia ler os gibis.
    Mas num sei não, essa coisa de eles crescerem… Sei lá, veremos. XD

    R: Exatamente. Vamos ver.

  5. ginolas disse:

    Já tô baixando *.*

    R: Fico curioso em saber o que as pessoas aleatórias acharam.

  6. Gabriela disse:

    Não vou dizer que fiquei chocada quando vi essa notícia, porque fiquei. E também fico um pouco receosa. Como você, desde pequena lia os gibis da Mônica, na verdade, lia tanto que fazia coleção! Mas sabe de uma coisa? Tomara que dê muito certo! A Turma da Mônica de atualmente não era a de 10 anos atrás, ou de 20 anos atrás. Eles vivem em constante mutação e essa vai ser só mais uma mudança. Eu tô altamente ansiosa pra ver essas novas revistinhas! =D

    Beijos!

    R: Também torço para que isso funcione. Mas se vai funcionar ou não… Quem sabe?

  7. Gabriela disse:

    Minha reação foi de “pronto, agora f*deram com uma coisa legal”. Pelos comentários em blogs, pude perceber o que você disse, “não será ruim”. Vamos esperar pra ver no que vai dar, né.

    Beijos

    R: Bom, a primeira edição saiu e teve muitas criticas negativas…

  8. Léo disse:

    Acho que seria legal se fizessem uma análise comportamental dos personagens e aí fizem uma progressão: como, por exemplo, fazer a Magali ser uma gordinha já que ela come demais. Seria legal ter progressões, de certa forma, reais dos personagens. :P

    R: Hum… Dependendo de como fizessem essa progressão, e os quadrinhos se tornavam parte da linha vertigo.

  9. mylla disse:

    eu gostei muito dessa nova versão da turma da monica jovem, sempre é bom uma mudança.
    eu tenho a edição 4 q é muito legal…:x
    mas naum conseigo me cadastrar no site oficial deles. x_x

  10. Bruna disse:

    oi eu sou a sua fa

Deixe uma resposta

